domingo, 23 de setembro de 2012

Académica 2-2 Benfica: Arbitragem vergonhosa!


Não vou andar aqui com rodeios e vou direto ao assunto: em Coimbra, assistiram-se a escandalosos roubos de igreja. Concordo que aos 15 minutos podíamos estar a ganhar 3-0, que Cardozo esteve desastrado e tudo mais, mas não pudemos fugir ao facto de que, no primeiro penálti, Maxi derruba Makelele fora da grande área e, no segundo penálti, Garay faz um corte "limpinho". Não se pode fugir aos factos... Só espero que Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira não fiquem calados. No entanto, não nos podemos esquecer que o nosso presidente se pôs a jeito e que está agora a colher os frutos da sua (terrível) decisão de apoiar Fernando Gomes, antigo ex-dirigente do FC Porto que fingiu uma zanga com PC para poder chegar ao poder do futebol português e dar este género de achegas aos seus "amiguinhos".

Quanto ao jogo propriamente dito, a verdade é que podíamos ter goleado a Académica. Dominámos por completo o jogo, pressionámos bem, rematámos muito (e de forma desastrada) e, resumidamente, realizámos um belo jogo. A turma de Pedro Emanuel fechou-se muito lá trás e defendeu de forma assertiva, não conseguindo causar perigo algum à baliza de Artur.

Cardozo falhou, pelo menos, um golo de forma escandalosa. Rodrigo também podia ter feito mais aos 5 minutos. Na primeira parte, Salim Cissé, na conversão da duvidosa grande penalidade, abriu o marcador. No início da etapa complementar, o recém-entrada Nolito rematou contra a mão de Galo, impedindo o mais que provável golo do espanhol, e Carlos Xistra apontou para a marca de grande penalidade, expulsando ainda o defesa brasileiro. Cardozo fez o empate, todavia, pouco tempo depois, Wilson Eduardo fez o 2-1 da forma já conhecida. A quatro minutos do fim, Lima rematou bem à meia-volta e salvou-nos da derrota. Até fim, o resultado não se alterou e deixamos o Porto descolar na liderança, porém as razões desse acontecimento ultrapassam-nos.

PS: Gostei muito das declarações de Garay e Jorge Jesus, não permitindo questões e focalizando-se no ponto essencial - fomos roubados e ponto! Parece que este ano Pinto da Costa começou a trabalhar mais cedo...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Urreta

Benfica 2009

De Urreta pouco se soube até ontem. Do extremo uruguaio que, em 2008, o Benfica foi buscar ao River Plate de Montevideu, a comunicação social, tantas vezes essencial para a afirmação de um atleta aos olhos dos adeptos e até dos próprios treinadores e dirigentes, pouco ou nada falou. A verdade é que não foi colocado nem inscrito pela equipa B (corrijam-me se estiver errado) e corre-se assim o risco de perder um talento que poderá vir a gerar muitos milhões de euros. 

No passado, com Quique Flores, mostrou com qualidade e, com apenas 18 anos, conseguiu realizar 18 jogos oficiais na sua primeira época na Europa, onde tinha Di Mária, Reyes, Ruben Amorim e Balboa como concorrência. Entusiasmou os adeptos benfiquistas e, já no final da temporada, ganhou a luta pela titularidade com Amorim. Parecia estar ali uma obra-prima... Foi então que chegou Jesus! Ainda se lançou a possibilidade de Ramires jogar a trinco e o uruguaio e Di Mária nas alas, todavia, o técnico português não contava com ele e, após dois jogos efetuados (lembro-me de ele ter jogado contra o Porto e de ter partido o corredor esquerdo azul e branco por completo), decidiu-se, por bem da sua carreira, regressar ao seu país de origem. Ao serviço do Peñarol, fez uma segunda metade de época de luxo e antevia-se o seu regresso à Luz.

Mas o catedrático parecia focado no seu objetivo de queimar "Jona". Foi cedido aos espanhóis do Depor para ganhar ritmo, todavia, após um início de época prometedor, uma desavença com um dos veteranos da equipa ditou o seu afastamento do onze inicial dos galegos. Em janeiro, voltou ao Peñarol, mas via-se que o seu futebol já era demasiado bom para um campeonato como o uruguaio. 

Na época passada, esteve ao serviço do Vit. Guimarães, porém uma lesão no aquecimento do seu jogo de estreia na "Cidade do Berço" tirou-o da primeira volta do campeonato. Ainda teve tempo para regressar em janeiro... em grande! Apesar de nunca ter sido titular indiscutível (nunca esteve a 100% em termos físicos), conseguiu ser várias vezes decisivo e, para muitos, foi o melhor jogador da segunda volta dos vimaranenses.

Este ano andou desaparecido até ontem... Em jogo de treino frente à equipa principal, vestiu a camisola da equipa B e, com toda a sua garra, velocidade e qualidade técnica, conseguiu faturar por duas ocasiões. Aos 22 anos, ainda vai a tempo de explodir e de se afirmar no futebol internacional. A sua convocatória para os Jogos Olímpicos deste ano é prova disso mesmo. Pode ser que Jesus abra os olhos e veja que está ali, porventura, o nosso melhor ala esquerdo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Celtic 0-0 Benfica: Muita segurança e pouco risco

Em Celtic Park (onde nunca ganhámos), o Benfica empatou sem golos com os escoceses do Celtic de Glasgow, equipa fraca tecnicamente, porém muito trabalhadora. Na Liga dos Campeões, já se sabe, não há jogos fáceis e este não foi exceção. Com André Almeida na direita, Jardel no centro, Enzo a 8 e Rodrigo sozinho na frente, defrontámos uma equipa muito fechada e que nada arriscou.

Apesar de termos tido mais oportunidades, o jogo foi equilibrado e, com uma defesa fragilizada, pouco mais atrevimento se podia esperar da equipa. Começámos receosos, mas, após algumas tremidelas, acabámos por nos ambientar ao jogo e estabilizámos defensivamente. E até podíamos ter marcado - ainda no primeiro tempo, Enzo Pérez (com um grande passe) isolou Rodrigo que falhou na cara de Forster. Já na segunda parte, Cardozo, que começou no banco, e Gaitán também tiveram as suas oportunidades.

Individualmente, gostei da exibição de Jardel, central que se apresentou um tanto nervoso, mas que nunca foi batido, e, claro, Garay, o patrão da defesa nos dois próximos meses. André Almeida cumpriu por completo, Melgarejo idem. Enzo Pérez, muito culto taticamente, não surpreendeu no lugar de Witsel, não porque jogou mal (bem pelo contrário), mas sim porque já se sabia o seu potencial como box-to-box (jogou muitas vezes nessa posição na Argentina). Aimar espalhou classe, mas ainda não está a 100% a nível físico. Gostei de Gaitán e de Salvio, este último com grandes preocupações defensivas. Já Rodrigo podia ter feito mais, todavia, esteve muito tapado.

Num jogo muito batalhado a meio-campo, com pouquíssimas oportunidades de golo e com os da casa a defenderem sempre com 6 e a apostarem totalmente no jogo direto, acabámos por conseguir somar um ponto num campo muitíssimo complicado e que nos poderá vir a ser essencial para o bom porto desta caminhada na Champions. Defendo que, neste grupo, para passar bastam 8 pontos, empatando fora frente a Spartak e Celtic e vencendo ambos em casa, batalhando ainda com o Barcelona pelo o melhor resultado possível. 

Benfica B 2-2 Tondela: Empate que sabe a pouco

Benfica B 2012
Uma primeira parte de mau nível e um segundo tempo de domínio total por parte dos comandados de Norton de Matos, culminaram num empate injusto a duas bolas na Luz, com golos de Miguel Rosa (grande penalidade) e de Cafu.

As ausências de André Almeida e André Gomes (que foram convocados para o encontro de hoje com o Celtic) foram visíveis e nem Luciano Teixeira (muitos passes falhados), nem Elvis (muito pouco dinamismo), conseguiram consertar o meio-campo. Com a centralização de Miguel Rosa e a entrada de Cafu, o volume de jogo subiu. Atrás, Carole impressionou pela estabilidade defensiva e bom acerto nas subidas, demonstrado mais uma vez que não fica nada a dever a Luisinho e a Melgarejo, e a dupla Mvom/Sidnei mostrou pouco entrosamento, normal para dois jogadores que jogam à pouco mais de uma semana. Gostei particularmente da velocidade camaronês. Sidnei continua "gordo", faltando-lhe ritmo de jogo. João Cancelo desiludiu-me seriamente, devido ao excesso de fintas e às sucessivas tentativas de embelezamento de jogadas. Concluindo, de referir que Norton de Matos continua a demonstrar bom trabalho e, desta vez, só faltou uma pitada de sorte.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

E agora?


Em consequência do incidente com o árbitro alemão que apitou o particular com o Fortuna Dusseldorf (ver aqui), Luisão foi suspenso pelo CD da Federação Portuguesa de Futebol por 2 meses e provavelmente irá falhar 11 jogos, isto é, se a FIFA expandir esta decisão aos jogos internacionais (neste caso, da Champions). Este castigo, a juntar as saídas de Javi e Witsel, não é nada mais nada menos que um rude golpe nas nossas aspirações para esta temporada (vamos enfrentar o Barça sem o nosso camisa 4). Devido a uma situação simplesmente caricata, se bem que o brasileiro se habilitou ao correr até perto do juiz da partida, e não merecedora de suspensão (o que é feito do relatório hospitar no qual era referido que o árbitro não tinha sequer desmaiado? - ler aqui), perdemos o nosso verdadeiro pilar defensivo e o nosso capitão. O recurso benfiquista com certeza irá chegar à FPF, mas o "sistema" já não vai deixar que a pena seja diminuída...

Agora, a questão que se impõe é a seguinte: quem substituirá Luisão? Tendo em conta as últimas escolhas de Jesus quando o "Girafa" esteve ausente, a escolha deverá recair em Jardel, um jogador mais parecido com o internacional brasileiro, igualmente desajeitado e lento, mas com um sentido posicional inferior que acaba por fazer toda a diferença, todavia, não deixa de ser um bom jogador graças à sua potência física, à sua razoável inteligência tática e ao seu bom jogo aéreo. Contudo, se fosse eu a coordenar as hostes encarnadas, optaria claramente por Miguel Vítor. Ágil no corte, veloz, possante e com apenas 23 anos, o defesa português tem tudo para vir a ser dono de um lugar no 11 do SLB, no entanto, o seu metro e 83 fazem com que Jorge Jesus o olhe com desdém e por isso nunca apostou nele e duvido muito que seja desta vez que vá apostar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

André Gomes

A par de André Almeida, Ivan Cavaleiro e Miguel Rosa, o médio centro André Gomes tem sido um dos destaques da equipa B e ontem, frente ao Betis, teve a oportunidade de se mostrar a Jesus. Na minha opinião, pode muito bem vir a ser o substituto de Witsel, mas claro que não acho que deva ser lançado "às feras" de um momento para o outro, ainda para mais com Carlos Martins, que deverá tomar o lugar do belga, em tão boa forma. Por isso, penso que a nossa equipa secundária será essencial para permitir a evolução e um incremento de experiência nestes jovens "made in" Benfica.


Aos 19 anos, André Gomes apresenta uma invulgar qualidade técnica para alguém com perto de 190 cm. É forte q.b. e é dotado de uma tremenda visão de jogo que lhe permite decidir um jogo num simples instante. Já disse aqui isso e volto a referir, é um Witsel em potência e com a virtude de ser jogador da casa. Com calma e perseverança, dentro de 2 anos poderá figurar no nosso onze inicial e estar perto de nos render muitos milhões. Com a saída do médio belga, este jovem centrocampista português poderá aproveitar uma oportunidade única para ganhar um lugar no plantel principal e mostrar que existe qualidade nas nossas camadas jovens. Às vezes há males que vêm por bem...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Witsel: "Zenit é melhor que Benfica" - Atualizado


Muito triste! Fica-lhe muito mal, não só pelo desrespeito demonstrado por um clube que apostou tudo nele e lhe permitiu protagonizar a melhor época da sua carreira, mas também por que, sejamos francos, não há clube maior que o Benfica, muito menos o Zenit. Hoje em dia, já não há amor à camisola, mas sim à carteira...

Desmentido (13/09/2012 - 10:59): Fomos mais uma vez enganados pela comunicação social, mais concretamente pela nortenha ("DN" e "O Jogo"), que sempre que pode, tenta denegrir o bom nome do Benfica e pôr o do FC Porto no topo, apresentando uma parcialidade incrível. Tenho que agradecer ao Anónimo das 09:37, de seu nome Carlos, que nos alertou para este ataque rude e sujo ao Benfica. Em entrevista ao site do Zenit, Witsel não referiu uma única vez o nome do Benfica, nem nunca superiorizou o seu clube atual. Pode comprovar isso mesmo aqui

Atualização (13/09/2012 - 13:50): Apesar de as notícias de ontem estarem erradas e a sua entrevista à Zenit TV ter sido mal interpretada pela Comunicação Social do Porto, hoje é publicada num jornal belga uma entrevista de Witsel na qual o médio refere que "Se o Zenit é maior que o Benfica, é normal que um jogador vá ganhar mais para lá". Afinal o internacional belga é mesmo um mercenário e um "pesetero". Não merece o respeito dos benfiquistas. Nem Di Mária, nem Ramires, nem David Luiz, nem Fábio Coentrão, nem Javi García desrespeitaram (bem pelo contrário) o "nosso" SLB como Witsel desrespeitou. 

Benfica 1-1 Betis: Empate que sabe a pouco

Em Portimão, o Benfica empatou a uma bola (golo de Gaitán) com os espanhóis do Real Betis em jogo de preparação com o intuito de manter o ritmo competitivo nesta paragem de campeonato. Os principais destaques vão para a estreia de Lima e para o retorno ao 4-4-2, que deverá ser a tática usada durante este ano, pelo menos, a nível interno. O ex-avançado do SC Braga apresentou-se a um nível satisfatório, tendo em conta o nível de entrosamento com os colegas, e até podia ter feito o gosto ao pé por duas ocasiões. Gostei de ver o 4-4-2, com um Matic posicional, dois alas com preocupações defensivas (vimos várias vezes Salvio e Gaitán a jogarem bem atrás dos laterais), um Aimar muito ativo e dois avançados bastante móveis. No entanto, espero que Jorge Jesus não jogue assim na Champions, nem nos jogos mais complicados a nível nacional (Porto, Braga, Sporting, etc.), dado que, com este plano de jogo, ficamos com o meio-campo demasiado despovoado em situação defensiva. Aí deverá apostar no 4-2-3-1 com Carlos Martins ao lado do sérvio.

Benfica 1-1 Betis

Com Raúl José no banco, os encarnados dominaram e mereciam ter vencido. Rodrigo falhou o golo de forma inacreditável na primeira parte, todavia, na segunda, Gaitán, à entrada da área, colocou a bola com muita calma no lado direito da baliza do guardião sevilhano, rubricando um grande golo. Até fim, ainda houve tempo para os espanhóis empatarem com um chapéu espetacular de Jonathan sobre Artur Moraes. Destaque ainda para a segurança de Jardel no centro da defesa e para a boa exibição em termos defensivos de Miguel Vítor como defesa-direito, se bem que penso que João Cancelo faria melhor figura. Matic voltou a mostrar serviço, Melgarejo continua pouco ambientado à sua nova posição e Gaitán, no seu retorno ao onze, espalhou classe (se bem que não na quantidade a que nos habituou noutros tempos), tal como Pablo Aimar. Rodrigo, ao lado do reforço Lima, esteve muito ativo e trabalhou bastante na frente de ataque, apesar de ter falhado clamorosamente na cara de Casto. Luisinho também esteve bem e Ola John mostrou capacidade de desequilíbrio. Quanto aos miúdos da B, André Gomes impressionou pela positiva. É um Witsel em ascensão. Tem apenas 19 anos e acredito que dentro de 2/3 anos esteja ao nível do belga. André Almeida esteve bem como lateral-direito, porém é médio-defensivo. Resumidamente, um bom teste em que ficou a sensação de que podíamos ter feito um pouco mais.

Só temos 20% de Ola John!

80% do passe do extremo pertence ao fundo de Malta.

A Doyen Sports, um fundo maltês que detém parte dos passes dos portistas Defour e Mangala e dos sportinguistas Labyad e Marcos Rojo, adquiriu 80% dos direitos económicos do extremo holandês Ola John (ler aqui e aqui). O atacante de 20 anos custou-nos cerca de 8 milhões de euros e eram depositadas nele muitas esperanças. Relembro que, apesar de ter demonstrado pouco até agora, ainda é muito jovem, tem muito potencial, muita qualidade e, no ano passado, foi um dos destaques da Liga Holandesa.

Na minha modesta opinião, apostar neste género de cedências é muito arriscado. O jogador pode não dar em nada e, aí, lucramos. Se o inverso acontecer, estamos bem "lixados". Se o ex-jogador do Twente se conseguir afirmar e valorizar, seremos obrigados a vender por menos do que pretenderíamos e lucraremos pouco.

Eu pensava que já tínhamos aprendido a lição com o negócio Ramires, mas parece que não. A não ser que estejam a pensar em pôr Ola de lado e vendê-lo por pensarem ser um flop (algo já habitual com Jorge Jesus) ou que os malteses tenham pago bastante bem pelos 80%, este negócio caminha para o terrível. Ou então, estamos numa situação financeira muito pior do que imaginávamos...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sem vendas e sem prémios da UEFA

Primeiro vieram "à baila" os 46 milhões de euros de prejuízo da SAD do Sporting. Depois, foi Godinho Lopes a dizer que tinha recusado propostas por 5 jogadores quando todos sabiam que era estritamente necessário que fosse vendidos ativos em Alvalade. E como consequência de tudo isso, é agora sabido que a UEFA vai-lhes reter o pagamento dos prémios. O que virá a seguir? Jogadores e funcionários a virem a público para dizer que têm salários em atraso? A verdade é que isso já esteve bem mais longe acontecer... No fundo, é desgotoso para qualquer adepto português ver um dos três "grandes" a morrer e sem ninguém que o possa segurar, mas lembro que há 15 anos também estávamos a passar por tudo isso e, felizmente, conseguimos superar essas dificuldades.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mora brilha na Argentina


Ainda não consegui perceber como Rodrigo Mora foi dispensado. Havia feito uma pré-época de alto nível, Nelson Oliveira precisava de rodar e, consequentemente, era necessário um terceiro avançado de qualidade. Tudo se conjugava para que o uruguaio de 24 anos permanecesse no plantel, mas não, foi-se gastar 5 milhões em Lima que, na minha opinião, é um jogador inferior ao atual ponta-de-lança do River Plate.

Muito provavelmente, Mora vai ser titular no centro do ataque dos "Milionários". Apesar de ter apenas 171 cm, é muito bom no jogo aéreo, remata bem, é rápido, tem técnica e consegue desequilibrar quando é preciso. É fundamentalmente um goleador nato...

domingo, 9 de setembro de 2012

Mais um comprovativo de qualidade

Como consequência das saídas de Javi García e de Witsel, é já sabido que assistiremos a muitas invenções no decorrer desta nova época, que não nos trarão proveito absolutamente nenhum (espero estar errado). O que Jesus e companhia ainda não perceberam é que a solução está ali ao lado e que não é mais nem menos que a equipa B. Tal ficou comprovado na mais recente deslocação da nossa equipa secundária a terras helénicas. Perante o Aris de Salónica (presença habitual nas competições europeias), os forasteiros dominaram e venceram por 1-0 com golo de Miguel Rosa (ver aqui).

Destaque para a presença de Sidnei na “B”: é bonito ver alguém que, mesmo tendo custado uma autêntica fortuna, nunca trabalhou para merecer a confiança do técnico e que sempre pareceu pôr o futebol em segundo plano a atuar nas reservas. O peruano Ascues estreou-se e impressionou pelo porte físico, mas quem gostei mesmo de ver jogar foi João Mário, um avançado com uma capacidade tremenda para desequilibrar, e, claro, Miguel Rosa, um jogador fenomenal e que deveria estar neste momento a competir na nossa equipa principal. O médio luso é rápido, inteligente e tem muita qualidade técnica. Espero que JJ aposte nele, porque está ali um 10 com enorme potencial.

Mas ainda há esperança, pois Jesus vai levar Cancelo, André Almeida e André Gomes para o particular com o Betis para os avaliar mais de perto e lhes dar minutos com os colegas da “A”. Pode ser que, depois, aposte neles nos jogos a doer...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Regresso de Airton?

Hoje é lançada a possibilidade de Airton, que está emprestado ao Flamengo, regressar ao Benfica em janeiro, de forma a enriquecer o nosso meio-campo. Claro que seria benéfico para a nossa equipa, caso a compensação não fosse excessiva. Claro que Leroy Fer ou Manuel Fernandes possuem uma outra qualidade, todavia não acredito que os nossos dirigentes estejam dispostos a pagar 5 ou 10 milhões por alguém no mercado de inverno. O trinco brasileiro, hoje com 22 anos, é um jogador possante, com qualidade técnica e inteligente nos posicionamentos, no entanto o seu estilo "molengão" dificulta um pouco o seu jogo na Europa. Se tivesse rodado no "velho continente", poderia ser hoje outro jogador e com qualidade para ser titular do SLB e não um mero suplente.


Chegou no inverno de 2010 (na época em que fomos campeões), com o estatuto de jovem promessa. Havia sido titular (com 19 anos) no campeão Flamengo e foi a solução a Javi García na segunda metade dessa temporada. Começou a época seguinte como titular, relegando o espanhol para o banco, porém rapidamente perdeu essa posição. Fez uma exibição terrível na Supertaça perante o Porto, que até nos poderá ter custado a derrota nesse afamado jogo, deixando Javi brilhar no resto da temporada.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Picardias

O mercado já fechou. Surge, por isso, uma necessidade imperiosa de assunto para preencher capas e afins. Não é que então o FC Porto lança mais um claro ataque ao Benfica, mais concretamente ao nosso vice-presidente Rui Gomes da Silva! Podem ler de seguida o comunicado publicado no site portista intitulado de "Tarzan":
"Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e administrador da SAD, pediu ontem no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, que fosse tornado público o contrato de transferência de Hulk para o Zenit, porque o “presidente do FC Porto tinha dito que não venderia por menos de 50 milhões e afinal vendeu por 40”.
Os 40 milhões líquidos que o FC Porto encaixa correspondem a substancialmente mais, porque aí não estão incluídos os 15% que pertenciam a um investidor, como era conhecido através das contas da Sociedade, os cinco por cento de solidariedade ou a comissão de intermediação.
Mas, por uma questão de reciprocidade, fica o repto ao Benfica para tornar público o contrato de transferência de Witsel, para se saber se foi paga comissão de intermediação, quem paga o mecanismo de solidariedade e quanto pertencia a uma terceira parte, a título de mais-valias.
É também por sucessivos disparates como este que nos corredores da Luz já é conhecido como Rui Gomes da Selva."
Antes de mais, acho que os dirigentes azuis e brancos voltam a demonstrar não merecem o respeito de ninguém e, mais uma vez, nem nos devíamos dignar a responder-lhes. À parte disso, Pinto da Costa e os seus capangas deveriam ser punidos por este ato de infantilidade que insulta diretamente um membro da direção do Benfica que, mais não fez, que pedir umas simples explicações, apesar de eu achar que têm pouco interesse, quer para o SLB, quer para o futebol português. O oposto, sobre Witsel, seria certamente aceite de bom grado, não fossem as já habituais picardias iniciadas pelos portistas no passado.

Quanto aos pormenores da transferência de Axel Witsel, é sabido que o Benfica detinha 100% do passe do belga, por isso recebeu 40 milhões de euros. Comissões de intermediação e o mecanismo de solidariedade ficaram ao cargo do Zenit. Se não querem aceitar que lucraram menos que o SLB, que não aceitem, é para o lado que durmo melhor.

Sem meio-campo?

Ontem foi um dia triste para todos os adeptos benfiquistas. Witsel partiu para a Rússia, preferiu o dinheiro ao invés da carreira e vai atuar na próxima época ao serviço do Zenit. Os valores do negócio (40 milhões de euros) são excelentes e representam a 3ª maior transferência do defeso, mas o que me aborrece é o facto de LFV e companhia não terem antevido esta saída e ter ido buscar um jogador para o seu lugar (Leroy Fer, Hugo Viana ou Manuel Fernandes seriam opções muito boas). Carlos Martins tem qualidade para ser titular, todavia passa praticamente metade da época no "estaleiro". Enzo Pérez jogou várias vezes a 8 na Argentina e poderá ser adaptado, de recurso, à posição. Bruno César e Gaitán são 10 por natureza e também são opções para o meio-campo.


A solução até janeiro deverá passar pela aposta nos da casa. O meio-campo Matic/Martins/Aimar deverá ser a solução, pelo menos, para os jogos mais complicados e caso Jesus não aposte na sua tática suicida, atuando com Matic e Aimar, existem alguns jogadores interessantes na equipa B. André Almeida deverá ser, este ano, uma aposta consequente por parte de JJ. É inteligente taticamente, alto e polivalente (também pode jogar a lateral e médio direito). Leandro Pimenta poderá também ser uma aposta se a solução for um incremento de qualidade técnica. E ainda há André Gomes, de todos eles, o futebolista com maior potencial, no entanto ainda tem apenas 18 anos. Mesmo assim, acredito que cumpriria se fosse lançado. A verdade é que nenhum deles está habituado aos grandes palcos e se os lançarmos poderemos tirar os dividendos dessa aposta, no entanto só assim eles poderão crescer.

Além do mais, tenho de referir a saída de Hulk que vem equilibrar um pouco mais a decisão do título. E destaque para o facto de que o brasileiro, apesar de ter sido vendido por 60 milhões, ter dado menos lucro ao Porto do que Witsel ao Benfica, já que custou 22 milhões (além de ter auferido o salário milionário de 5,5 milhões anuais) e deu 40 milhões agora, enquanto que o médio centro custou "apenas" 6,5+1 aos cofres encarnados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Benfica 3-0 Nacional: Segunda parte de gala

Benfica (3) vs. Nacional (0)
Na Luz, assistiu-se a um jogo com duas partes totalmente distintas que culminou numa vitória justa para os da casa.

Sem Javi García, Jorge Jesus lançou Carlos Martins e recuou Witsel, sem o devido proveito. A equipa perdeu estabilidade e isso trouxe-nos dissabores. Digamos que a primeira parte foi muito sofrida e os madeirenses até podiam ter marcado, todavia Artur não permitiu a festa de Mario Rondón. O jogo prosseguia lento, com o Nacional na expectativa e apenas com lances de mestria dos nossos jogadores conseguíamos causar perigo. Enzo Pérez, depois duma incursão pelo centro, deu em Carlos Martins que ajeitou para Salvio rematar com estrondo ao poste. Insistimos no jogo direto, que nunca deu resultado, pois Carlos Martins não apareceu, já que é certo e sabido que o português tem que jogar com alguém ao lado dele para render. À parte disso, muito pouco numa primeira parte que ficou muito a desejar para um candidato ao título.

Ainda no final do primeiro tempo, Carlos Martins, que vai falhar a seleção, lesionou-se e deu o seu lugar a Nemanja Matic. Com o sérvio a funcionar como Javi na segunda parte, subimos de rendimento e ganhámos estabilidade defensiva. Witsel subiu e Rodrigo recuou mais, jogando atrás de Cardozo e não a seu lado. Como devíamos ter começado, foi como ganhámos. Maxi deu no 'Tacuara' que, de cabeça, abriu o marcador. Depois, aconteceu algo mágico: Salvio, rodeado por três adversários, conseguiu livrar-se de todos eles com um drible simplesmente fantástico e cruzou para o terceiro golo de Rodrigo nesta liga. Ainda houve tempo, para Aimar entrar e espalhar magia. Pouco tempo em campo e "El Mago" já assistia Cardozo para o último golo do encontro. Etapa complementar de gala protagonizada pelos encarnados.

O principal destaque individual tem que ir para Salvio. 'El Toto' voltou a demonstrar que vale cada cêntimo investido na sua contratação, partindo todo o corredor direito. Rápido, possante e com técnica, vai ser certamente um dos destaques deste campeonato. Matic mostrou que tem potencial para substituir Javi, se bem que não poderá jogar sozinho no meio-campo como o espanhol por vezes fazia, dado que não possui o mesmo conhecimento tático. Já Cardozo, continua, como é já seu hábito, a faturar. Aimar (que ainda não está a 100%) espalhou magia, Melgarejo esteve bem defensivamente e ofensivamente e Rodrigo voltou a marcar. E é sempre bom já ter 10 golos marcados em apenas 3 jogos!

domingo, 2 de setembro de 2012

O nosso plantel

Partimos para a época de 2011/12 com um plantel desequilibrado, recheado de atacantes e com poucos defesas. Javi García, jogador que tanto nos ajudou nos últimos anos enquanto, sendo o nosso "pilar" tático, saiu e o sérvio Matic vai tomar o seu lugar. Defesa-esquerdo, nem vê-lo... Ao que parece, o catedrático parece querer tornar o Melgarejo num grande lateral para se poder congratular perante a comunicação social e os dirigentes encarnados. Espero que esta adaptação resulte, porque se não resultar perderemos o campeonato, já que a teimosia de Jesus não lhe permitirá retirá-lo do onze quando as coisas começarem a dar para o torto.

Focando-nos nas virtudes do plantel, do meio-campo para a frente, podemos dizer que temos jogadores formidáveis e de grandessíssima qualidade. Jogadores como Witsel, Carlos Martins, Aimar, Gaitán, Salvio, Cardozo, Rodrigo e Ola John são de um nível superior ao que estamos habituados a ver no nosso campeonato. Deixo de seguida uma análise pormenorizada ao plantel benfiquista desta temporada.

Guarda-redes: Artur Moraes é o dono da baliza e, apesar de não ser um grande guarda-redes, transmite segurança e confiança à equipa. Paulo Lopes impressionou no ano passado ao serviço do Feirense, será o suplente do brasileiro e, sendo formado no clube, ajudará quanto aos regulamentos da UEFA diz respeito. Mika teoricamente será a 3ª opção e o titular da "B", mas Júlio César foi inscrito...

Defesa: Na direita, Maxi é o patrão, um jogador de tremenda qualidade e um dos elementos-chave da equipa. Suplentes? João Cancelo tem muito potencial, mas é demasiado jovem. André Almeida tem já experiência de Primeira Liga, mas é trinco de natureza. Caso o uruguaio não pudesse jogar, eu lançaria Cancelo. No centro da defesa, Luisão e Garay formam a melhor dupla a atuar em Portugal. Ao contrário do que muita gente diz, acho que Miguel Vítor e Jardel são boas segundas opções, principalmente o português que, na minha opinião, até tem qualidade para ser titular do Benfica. Já na esquerda, não há opções de qualidade. Melgarejo é um excelente extremo, mas um mau lateral. Espero que se adapte rapidamente... Das poucas vezes que jogou, viu-se que Luisinho é fraco defensivamente. Carole parece não ser opção e, sinceramente, acho Luís Martins um bom jogador.

Meio-campo: Matic deverá ser o jogador mais recuado do nosso meio-campo. Tem técnica e é forte fisicamente, no entanto tem de melhorar o sentido posicional. Gosto de André Almeida, mas admito que não seja jogador para o Benfica. Eu opto por esperar para ver, antes de tomar decisões precipitadas sobre ele.À frente, Witsel é simplesmente o nosso melhor jogador. Carlos Martins, na minha opinião, é um 8 e parece ser a solução ao belga. Aimar é o nosso jogador mais criativo. Martins também pode atuar a 10 e Bruno César e Gaitán são médios-ofensivos por natureza. Eu gostava particularmente de ver o argentino a jogar aqui (acho que não tem ganas suficientes para jogar nas alas) e até penso que poderia ganhar o lugar. Carlos Martins/Witsel/Aimar seria uma grande opção frente a equipas mais pequenas, um autêntico rolo compressor.

Alas: Salvio é o dono da ala direita e é um grande jogador. Joga de cabeça levantada, é rápido e objetivo. O restante dos alas luta pela esquerda. Nolito tem técnica e um bom remate, mas é pouco objetivo. Bruno César tem muita técnica, mas é pouco dinâmico. Gaitán é muito tecnicista, Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro brilham na "B" e Ola John é um desequilibrador nato, mas é Enzo Pérez que parte em vantagem para o lugar. Ah, e onde anda Urreta? Ninguém duvide de que neste setor estamos bem servidos.

Ponta-de-lança: Cardozo é garantia de golos, tal como o reforço Lima. Rodrigo tem potencial para ser a próxima referência na sua posição, sendo goleador, rápido, tecnicista e o avançado no qual apostaria se fosse treinador, todavia Jesus parece ter ideias diferentes. Kardec (que pode ser emprestado) era o titular do Santos e parece ter evoluído, mas não passa de um jogador razoável. Os emprestados Mora, N. Oliveira e Jara são também bons futebolistas e dão garantias para o futuro. E ainda há Correa da equipa B...

sábado, 1 de setembro de 2012

Isto não pode ser!

Precisávamos de um lateral-esquerdo, não o fomos buscar e iniciamos a época sem nenhum com classe suficiente para jogar no Benfica. Além disso, não haverá (mais uma vez) alternativa a Maxi Pereira. E depois vendemos Javi García. Em troca, não veio ninguém para o lugar do espanhol, mas sim Lima, um avançado de 29 anos pelo qual pagamos 4,5 milhões, o valor da cláusula de rescisão, e ainda lhes demos Michel. Conclusão: Esta gestão não manda uma para a caixa! Quem votar em Luís Filipe Vieira não é certamente benfiquista...


Lima é um bom jogador, mas dar 4,5 milhões de euros por um jogador com quase 30 anos de idade é anedótico. E LFV cede a todos os caprichos do catedrático...

Lateral-esquerdo? Nada! Vamos é jogar com um avançado na defesa. Melgarejo é, no fundo, um extremo tão bom e tão mal aproveitado.

Vendemos Javi por 20+3, longe dos 30 milhões de euros da cláusula, todavia um valor aceitável por um trinco de 25 anos e que apenas jogou uma vez pela sua seleção. O problema não está nos valores do negócio, mas sim em não termos ido buscar um substituto. Matic não é um trinco puro, no entanto se tiver evoluído no decorrer da época passada, com Carlos Martins e Witsel à frente, até pode funcionar.

Extremos continuam aos milhares. Tínhamos 6+Melga, era óbvio que um deles tinha que sair. Gaitán era o principal candidato, mas ninguém ofereceu o que o Benfica queria. Pode ser que este ano brilhe a 10.

Já nos excedentários, Yannick, Emerson e Fernández foram colocados. O empréstimo de Djaniny é também bastante interessante, indo ter a oportunidade de jogar na Primeira Liga. No entanto Júlio César, Sidnei e Urreta não foram colocados. O primeiro foi inscrito (sem qualquer sentido), mas o que foi feito aos outros dois, jogadores com grande potencial?

O lugar de Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira e Carraça é a rua! Com eles, estamos condenados a ser eternos segundos classificados (isto é, se o Braga e o Sporting não nos suplantarem)...