sexta-feira, 14 de setembro de 2012

E agora?


Em consequência do incidente com o árbitro alemão que apitou o particular com o Fortuna Dusseldorf (ver aqui), Luisão foi suspenso pelo CD da Federação Portuguesa de Futebol por 2 meses e provavelmente irá falhar 11 jogos, isto é, se a FIFA expandir esta decisão aos jogos internacionais (neste caso, da Champions). Este castigo, a juntar as saídas de Javi e Witsel, não é nada mais nada menos que um rude golpe nas nossas aspirações para esta temporada (vamos enfrentar o Barça sem o nosso camisa 4). Devido a uma situação simplesmente caricata, se bem que o brasileiro se habilitou ao correr até perto do juiz da partida, e não merecedora de suspensão (o que é feito do relatório hospitar no qual era referido que o árbitro não tinha sequer desmaiado? - ler aqui), perdemos o nosso verdadeiro pilar defensivo e o nosso capitão. O recurso benfiquista com certeza irá chegar à FPF, mas o "sistema" já não vai deixar que a pena seja diminuída...

Agora, a questão que se impõe é a seguinte: quem substituirá Luisão? Tendo em conta as últimas escolhas de Jesus quando o "Girafa" esteve ausente, a escolha deverá recair em Jardel, um jogador mais parecido com o internacional brasileiro, igualmente desajeitado e lento, mas com um sentido posicional inferior que acaba por fazer toda a diferença, todavia, não deixa de ser um bom jogador graças à sua potência física, à sua razoável inteligência tática e ao seu bom jogo aéreo. Contudo, se fosse eu a coordenar as hostes encarnadas, optaria claramente por Miguel Vítor. Ágil no corte, veloz, possante e com apenas 23 anos, o defesa português tem tudo para vir a ser dono de um lugar no 11 do SLB, no entanto, o seu metro e 83 fazem com que Jorge Jesus o olhe com desdém e por isso nunca apostou nele e duvido muito que seja desta vez que vá apostar.

14 comentários:

  1. Francisco, o Benfica não é, neste momento, realisticamente candidato a coisíssima nenhuma... Temos o plantel mais desequilibrado dos últimos 5 anos e ... mais não digo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que temos o plantel mais desequilibrado dos últimos anos, mas também é verdade que temos a frente de ataque mais forte dos últimos 10 anos. É uma simples questão de inspiração dos nossos atacantes mais prodigiosos como Salvio, Rodrigo, Aimar, Gaitán, Cardozo, etc. Temos a obrigação de lutar por todas as provas internas.

      Eliminar
    2. Então e o Lima? Não foi a contratação imprescindível no fim do prazo?

      Eliminar
  2. Vamos ganhar as 3 competições nacionais na mesma.
    Não joga o Luisão durante uns tempos? Joga o Jardel, ou o Miguel Vitor ou o Sidnei.
    O Maxi é aquela máquina, em casos extremos pode jogar ali o Miguel Vitor ou o João Cancelo.
    O Melga está a crescer bem, tem como suplente o Luisinho, ainda há o Carole na B.
    Não joga o Javi? Joga o Matic, ou até o Sidnei que pra mim daria grande jogador a trinco, em casos extremos joga o André Almeida, que é trinco na B e tem sido dos melhores jogadores, o problema é quando o JJ o coloca a lateral direito, ele aí não dá nada.
    Não joga o Witsel? Joga o Carlos Martins, o Matic, o Enzo, até o Aimar e o Bruno César jogam mais recuados se for preciso, há ainda o André Gomes da B em casos extremos.

    De resto o Benfica está mais forte do que estava, só o Salvio destrói as defesas contrárias sozinho, ainda há Gaitan, Nolito, Enzo Perez, Bruno César, etc
    Na frente o Benfica em os melhores pontas de lança/avançados de portugal, Cardozo, Rodrigo e Lima.

    Este plantel chega perfeitamente para ser campeão, mas em janeiro o mercado abre outra vez e haverá concerteza um reforço do mesmo, principalmente no meio campo, seja com contratações, seja com o regresso de alguns emprestados, por exemplo Airton e Ruben Amorim.

    O Benfica é o principal candidato ao título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua análise ao plantel, todavia, tenho que discordar quando diz que somos o principal candidato ao título - o "sistema" desequilibra a balança. E a falta de soluções defensivas é também um tanto preocupante.

      Eliminar
    2. Com todo esse pessimismo,vai para um convento , encerra-te numa cela e pede a sporka tb para ficares em contacto com o mundo.

      Eliminar
    3. Seremos o principal candidato ao título quando cá tivermos o caneco e ponto. Até lá, temos que torcer pelo Benfica, esperar pelos melhores resultados e não dizer que vamos varrer tudo. Quem pensa assim, não costuma ter sucesso.

      Eliminar
  3. E agora? É lógico que se fecha o clube durante dois meses até o castigo do Luisão passar!
    O Jardel posiciona-se pior? É, ele costuma estar sempre do lado de fora do campo. Raios o partam, sempre no bem, bom! É ele e o Sidnei!

    O Jardel é lento? Deve ser o nosso central mais rápido! Aqui está alguém que não sabe o que diz! O ano passado substitui muito bem e ninguém se lembrou do Luisão. Nem os mais críticos falavam. Se calhar já está velho e esqueceu-se de como se joga. Maldito Alzheimer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quê? O senhor está a gozar? Será que sabe português? Duvido! Eu não disse que Jardel era mau jogador, nem a minha preocupação relativamente à suspensão de Luisão é assim tão excessiva. Apenas acho que é inferior ao internacional brasileiro e que isso se irá notar em jogos mais difíceis. Relembro que os mais pequenos pormenores contam para o bom desenlace de uma época (nós, benfiquistas, melhor que ninguém sabemos disso).

      E sim, lembro-me de quando Jardel substituiu o "Girafa" e se bem me lembro não falhou, mas é mais provável errar em 11 jogos do que num par de partidas.

      Eliminar
    2. Num par de partidas? Porque está a mentir? Foi durante um mês. Claro que estatisticamente é mais provável falhar em 10 jogos do que em 5. E o que prova isso? Nada! O Luisão não falha também?
      Quanto mais o Jardel jogar mais rotinado irá estar e irá falhar menos.

      Temos é de ir ao estádio e dar apoio e confiança aos jogadores que jogam, sejam eles quais forem. Isso é que é importante. O Benfica precisa de adeptos que dêem confiança e apoio e não de profetas da desgraça. De outro modo estamos a fazer exactamente aquilo que os nossos inimigos querem que aconteça. Temos de ser mais espertos do que isso!

      Eliminar
    3. Antes de mais, "um par de partidas" é uma força de expressão.

      Claro que Luisão também falha (até Messis, Iniestas e Ronaldos falham), claro que Jardel precisa de criar rotinas, claro que a sua inexperiência atual nos poderá fazer perder pontos, todavia, apenas os seus erros o poderão vir a tornar num grande jogador. E claro que o que o Benfica precisa é do apoio dos seus adeptos. Eu apoio o Benfica nos momentos mais difíceis, porém sei apontar o dedo quando algo está mal e não é por isso que não continuo a torcer pelo Glorioso. No ano passado, com certeza que critiquei negativamente as exibições de Emerson, no entanto, não foi por isso que não torci para que ele jogasse bem e fizesse aquele corte fundamental, ao contrário de alguns benfiquistas que pareciam ficar contentes quando ele errava para poderem dizer "Eu bem disse!". Eu não sou esse tipo de pessoa...

      Contudo, tudo isso não invalida que a ausência do nosso camisola 4 não possa vir a ser muito importante para os próximos jogos. E também não sou menos benfiquista por achar Miguel Vítor (apesar de ser um tanto precipitado em algumas decisões) melhor que Jardel.

      Eliminar
  4. No blog do "Vitória Vem" li o seguinte:

    Agressão? pois... pois....
    Maio de 2010

    "Castigos - Fucile "apanha" dois jogos por "comportamento indigno e ameaçador"
    O futebolista do FC Porto Fucile foi suspenso por dois jogos pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sequência da expulsão por acumulação de cartões amarelos no jogo com o Benfica.
    A medida, inédita, resulta do relatório do árbitro: Olegário Benquerença terá referenciado que o lateral uruguaio "puxou pela camisola (do árbitro) de forma agressiva e empurrou".
    A CD da LPFP baseou-se no artigo 125.º do regulamento disciplinar (comportamento indigno e ameaçador) para suspender Fucile.
    Um dos jogos de suspensão baseia-se na expulsão por acumulação de amarelos, enquanto a outra partida refere-se a esse "comportamento indigno e ameaçador"." link

    Já estamos habituados. Dois pesos, duas medidas.

    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na época passada, James Rodríguez dá um soco em Rabiola. Resultado: expulso e um jogo de suspensão. Aimar, num lance casual, acaba por acertar em cheio num atleta do Olhanense. Resultado: expulso e dois jogos de suspensão. Como diz, dois pesos, duas medidas.
      Lembra-se da peitada que Belluschi deu num árbitro qualquer? Pois, esse nem sequer foi suspenso...

      Sabe o que lhe digo? É o "sistema" a funcionar.

      Eliminar
  5. correr atrás do arbitro----- SEM castigo
    RETIRADO DO REGULAMENTO DISCIPLINAR DA LPF
    atirar bota ao arbitro------ DOIS JOGOS
    agarrar e puxar violentamente
    camisola do arbitro--------- UM JOGO
    dar soco no adversário ----- 1 JOGO
    dar uma peitada no arbitro-- SEM CASTIGO
    dar três peitadas no arbitro-UM AMARELO
    dar uma peitada num palhaço
    disfarçado de arbitro-------- SEIS MESES

    royeslb

    ResponderEliminar

Não moderamos os comentários, no entanto cabe-lhe a si respeitar os demais (comentários inapropriados serão eliminados). Pedimos-lhe igualmente que tente não comentar em Anónimo, escolhendo a opção "Nome/URL" ou, preferencialmente, utilizando uma conta Blogger. Obrigado pela atenção!