terça-feira, 28 de agosto de 2012

Equipa B: Um projeto de qualidade?

Olho para a equipa B e vejo um projeto interessante e que poderá vir a dar muitas alegrias ao Benfica, desde que bem aproveitado. Desde de mais, o técnico Norton de Matos foi uma escolha absolutamente acertada, já que está habituado a trabalhar com jovens e a potenciá-los com o sucesso já conhecido. Além do mais, a rodagem oferecida a alguns dos jogadores com menor utilização do plantel principal poderá ser determinante para o bom porto da época, dando-lhes a oportunidade de jogar e, quando forem chamados, estarão mais bem preparados. Jogadores como Miguel Vítor (na minha opinião, um central de tremenda qualidade), Jardel e, quem sabe, Luisinho, Yannick Djaló e Michel poderão aproveitar a equipa B para manterem os indíces físicos ao nível exigido no futebol atual.

Depois há os "putos" que, deixemo-nos de rodeios, são de grande qualidade, demonstrando mais uma vez que da nossa cantera podem sair mais-valias, aos quais se juntam algumas contratações cirúrgicas para incrementar qualidade em setores mais débeis.

Ivan Cavaleiro: a "estrela" da equipa B

Guarda-redes: Mika* (21 anos), o futuro GR da seleção, é sinónimo de qualidade e aproveitará a equipa B para ganhar experiência. O Copetti não faço a mínima ideia se joga bem ou mal, só sei que no ano passado foi suplente no Leiria e este ano vai pelo mesmo caminho. O Bruno Varela tem qualidade, mas parece-me ser muito nervoso entre os postes. Todavia ainda só tem 17 anos e certamente evoluirá, talvez o melhor lugar para ele fossem ainda os juniores...

Defesa: O lateral-direito, o jovem João Cancelo de apenas 18 anos, é muito bom e será também o suplente do Maxi. Faz arrancadas espetaculares, é rápido, cruza bem e tem raça a defender. Lindelof (também joga a central e tem muito potencial) e Bruno Gaspar (defende melhor que Cancelo, mas não é nada de especial) são as opções. No centro da defesa, estiveram contra o Belenenses Jardel e Miguel Vítor, mas quando Ascues (um autêntico muro) se ambientar, um deles sairá e focar-se-á a 100% na equipa A. João Faria (grande época passada ao serviço do Varzim), Fábio Cardoso e Mvom (resgatado à Académica) são os suplentes. Na esquerda, Lionel Carole de 21 anos tem sido o titular. Acho que é muito completo e uma opção viável, sentimento que nutro igualmente por Luís Martins que até penso ser melhor que o francês. Daniel Martins, pelo que vi no Euro sub-19, parece-me ser muito fraco (lentidão é com ele) e talvez a central poderá vir a render mais.

Meio-campo: André Almeida tem sido o 6 e tem cumprido e de que maneira (!) - quando Cancelo sobe, fecha na direita, corre por todo o campo, é certinho no desarme e tem uma boa capacidade de passe. O suplente, o Luciano Teixeira, pareceu-me razoável (muito possante), no entanto um tanto "trapalhão". A 8, o esquerdino Leandro Pimenta espalha qualidade. Aos 22 anos, pode já ter perdido o comboio, mas a época passada no Atlético acalenta esperanças e poderá ainda vir a dar muitas alegrias aos benfiquistas. Sobre Cornejo, pouco ou nada sei: tem 19 anos, era do Barça B e houve quem dissesse que era máquina - veremos... O mesmo acontece com João Amorim, ex-Porto e de 20 anos. Na posição 10, abunda qualidade - temos 3 muito bons. O meu favorito e o de Norton de Matos é André Gomes que me faz lembrar Kaká (com a tremenda diferença de valor, pelo menos, presente) - alto, aparentemente lento, sereno, mas dotado de uma visão de jogo e de uma qualidade técnica invejáveis e só tem 19 anos! Ruben Pinto, desde que passou a sénior nada fez, mas a verdade é que nos juniores era máquina. Elvis é um caso diferente: talvez seja mais tecnicista que os outros dois, mas não tem cabeça - no Botofago e no Atl. Goianense foi dispensado por atos de rebeldia. Mas aos 21 anos, ainda vai a tempo de uma lavagem cerebral...

Alas: Miguel Rosa, aos 23 anos, deverá estar "fulo" com os dirigentes encarnados. Passo a explicar, em 4 épocas como sénior exibiu-se sempre a grande nível (então no último ano com o Belenenses foi uma coisa por demais), mas nunca teve uma oportunidade na primeira equipa. Tem sido estrela na B, será que virá à A ainda esta época? Ivan Cavaleiro (18 anos!!!!!), na minha opinião o jogador com mais talento nesta equipa, poderá vir a ser uma figura do Benfica, da seleção e, quem sabe, do futebol europeu. É destro, mas joga na esquerda, é rápido, mas raramente vai à linha. Prefere as triangulações ofensivas e vir ao centro: o certo é que para trás dele deixa uma rasto de destruição. Só espero que tenha cabeça e não se iluda com o novo contrato. Hélder Costa também tem talento e é uma opção viável. E depois há o paraguaio Derlis González que toda a gente diz ser estrela. Quero acreditar nisso.

Ponta-de-lança: Djaniny e Claudio Correa têm repartido a titularidade. O cabo-verdiano, 21 anos e 1,90m, é mais um goleador e, tendo em conta o seu porte físico, é rápido e tecnicista. O paraguaio de 19 anos impressionou-me pela positiva: o ex-Rubio Ñu é ambidestro, muitíssimo forte fisicamente, resistente e trabalhador. O atacante luso Cafú é a terceira opção e um jogador muito interessante, sendo os seus principais predicados a força, a potência de remate e a velocidade. Duarte Duarte, aos 25 anos, foi uma contratação, no mínimo, estranha que apenas poderá ser explicada pela sua polivalência, pois já não é um jovem, não evoluirá muito mais e o seu talento não é vasto. Mas dou-lhe o benefício da dúvida por ter sido preponderante no Varzim no decorrer do ano passado. João Mário de 18 anos é também um atleta interessante e espero para ver a sua evolução.
*-A negrito deixo os jogadores que penso terem maior qualidade/potencial.

A campanha na 2ª Liga até agora tem me surpreendido pela entrega, pelo trabalho e, acima de tudo, pelo "amor à camisola" destes jovens atletas que são autênticos benfiquistas (uma maior aposta nas camadas jovens poderia transportar isso para a equipa principal). O futebol praticado é igualmente interessante e espero que esta nova plataforma sirva para levar jovens talentosos para equipa principal ao estilo do Barcelona ou, mais localmente, do Marítimo.

1 comentário:

  1. Artigo muito interessante e detalhado. Continuação de bom trabalho. Passarei por cá mais vezes. Cumprimentos.

    Bruno Lacerda

    ResponderEliminar

Não moderamos os comentários, no entanto cabe-lhe a si respeitar os demais (comentários inapropriados serão eliminados). Pedimos-lhe igualmente que tente não comentar em Anónimo, escolhendo a opção "Nome/URL" ou, preferencialmente, utilizando uma conta Blogger. Obrigado pela atenção!