quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Difícil, mas não impossível

Barcelona, Spartak de Moscovo e Celtic estão no caminho do SLB na fase de grupos da Liga dos Campeões. A nossa obrigação é a de passar, mas tudo pode acontecer. Desde que o Jorge Jesus não invente, se vá buscar um lateral-esquerdo muito bom e os jogadores apareçam frescos, poderemos lutar pelos 3 pontos com qualquer um.

Antes de mais, tenho de destacar a presença de Messi, Iniesta e companhia na Luz. O desafio com o Barça certamente encherá o estádio e será um espetáculo bonito de se ver. O mais provável será perder-mos, porém não nos podemos esquecer que a nossa história obriga-nos a ombrear com eles. Pode ser que a nossa pressão alta lhes cause problemas...

O Spartak de Moscovo tem um plantel com várias mais-valias, das quais se destacam Kombarov, Rafael Carioca, Byliatedinov, Ari, Emenike e Welliton. Com um treinador de qualidade como Unay Emery e com o frio a favorecê-los, os russos poderão obrigar a suar (e bem!) os nossos atletas.

O Celtic é que já é uma história diferente. Há 8 anos atrás era uma clara equipa de Champions, hoje não é mais que uma formação de terceiro plano europeu. Nos escoceses, o destaque individual vai diretamente para o atacante grego Samaras. Mesmo assim, é obrigatório fazer 6 pontos contra os "católicos".

Quanto aos restantes sorteios das equipas portuguesas, de destacar a sorte do FC Porto (deverá passar com grandes facilidades, se bem que no ano passado também era assim e foi o que se viu) e o grupo equilibrado do Braga que tem tudo para atingir os oitavos-de-final. Além do mais, tenho de dar os parabéns ao Marítimo pela vitória por 2-0 sobre o Dila Gori o que quer dizer que, se o Sporting ultrapassar o Horsens, este ano Portugal pode fazer o pleno nas competições europeias, colocando 6 equipas nas fases finais de Liga Europa e Champions.

Ah, e gostei de ver o Iniesta (campeão europeu de seleções, melhor jogador do Euro e campeão mundial de clubes) ser eleito o melhor jogador a atuar na Europa, fugindo à tendência de eleger Messi (Bota de Ouro, mas não foi campeão nacional, nem europeu) ou Ronaldo (venceu a Liga, mas não foi campeão europeu e não tem a qualidade do argentino - não vou dizer o contrário por causas patrióticas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não moderamos os comentários, no entanto cabe-lhe a si respeitar os demais (comentários inapropriados serão eliminados). Pedimos-lhe igualmente que tente não comentar em Anónimo, escolhendo a opção "Nome/URL" ou, preferencialmente, utilizando uma conta Blogger. Obrigado pela atenção!